III Guerra Mundial já pode ter começado - Império dos EUA vs Rússia, China e Coréia do Norte
Os historiadores militares disseram que o mundo tropeçou na Primeira Guerra Mundial, quando ele correu de cabeça na II Guerra Mundial. Como será a Terceira Guerra Mundial começando?
World War III may have already begun U.S. empire vs. Russia, China and North Korea
Pode ter começado já.
Alguns observadores geopolíticos pensam que a III Guerra Mundial começou quando os Estados Unidos e grande parte do Ocidente lançaram campanhas militares contra o islamismo militante. Ambos os presidentes Bush e Obama têm alertado o povo americano de que a luta contra o islamismo radical levariam anos para julgar.
Mas o que dizer das grandes potências ostensivamente alinhadas contra o Ocidente - a Rússia, a China e, como Sony Pictures Entertainment viu nos últimos dias, a Coreia do Norte? Eles estão se preparando para assumir a velha ordem mundial alinhado por e sob o vencedor final da última guerra mundial?
Algumas pessoas pensam assim. Um artigo recente no The Week observou que, nos últimos meses, o governo chinês tem repetidamente apelado aos militares da nação: ". Esteja pronto para a guerra"
Conforme relatado pelo site de análise de notícias:
Ao longo dos últimos meses, o líder chinês Xi Jinping e do Partido Comunista Chinês têm repetidamente exortado O Exército Popular de Libertação para "estar pronto para ganhar uma guerra." Xi tem apelado repetidamente para uma maior modernização militar, o aumento da formação, e maior disponibilidade global do exército chinês, marinha e força aérea.
Essas chamadas repetidas alarmaram os vizinhos da China a partir de Nova Deli para Washington. A questão na mente de todos: o que é toda essa preparação para?
Está a liderança chinesa se preparando para alguma coisa? Eles estão se preparando para uma operação militar, ou simplesmente a opção de levar uma ação a cabo? Ou há uma explicação mais inocente de tudo isto?
Grandes mudanças geopolíticas que ocorrem
A citação real pelo presidente Xi, conforme relatado pelo The Times of India, foi um apelo a seus militares para estar pronto para ganhar "uma guerra regional", dando a entender que talvez China tem projetos e ambições mais perto de casa (como o "reencontro" com Taiwan o continente, ou tomar a cadeia Spratly Ilha impugnada).
Mas, no entanto, tais advertências belicistas sempre a levantar os sinos de alarme - entre os vizinhos da China, é claro, mas também em Washington, já que muitos dos vizinhos da China ou são aliados dos EUA, protetorados americanos ou ambos.
Há também esta : Em sua primeira visita oficial, de acordo com a imprensa russa, o líder norte-coreano Kim Jong Un vai para Moscou, na convidar do presidente Vladimir Putin, para as celebrações do Dia da vitória da Rússia.
E esta: Como a economia da Rússia continua a cair devido aos baixos preços do petróleo e sanções impostas pelo Ocidente para a agressão de Moscow na Criméia e Ucrânia, China ofereceu-se para ajudar a Rússia, com um olho para o desmame do mundo fora do dólar americano como moeda de reserva global .
Será que tudo isso significa guerra? Não necessariamente, mas, novamente, uma ordem mundial em mudança é necessária para um lado para continuar a ser economicamente viável.
"O mundo está se realinhando. Este é o retrato grande. China está ficando mais forte e mais forte. A Rússia está em apuros ", disse Henry Blodget, co-fundador, CEO e editor da Business Insider, como citado pelo Yahoo Finance. "Essa idéia de que os EUA e a Europa controlam o mundo inteiro está começando a ruir."
Yahoo Finance observou ainda:
China e Rússia estão ambos tentando diminuir a dependência do dólar no comércio internacional. Em outubro, os países concordaram em um swap de moedas $ 24000000000 para fortalecer o rublo e tornar mais fácil a negociação entre os dois parceiros.
The Week, na sua avaliação, observou que o apelo de Xi aos militares poderia facilmente ser uma campanha anti-corrupção. Ele é o primeiro presidente chinês na história moderna, que se comprometeu a combater o que é corrupção desenfreada em toda a maioria das operações do governo chinês, e isso inclui os militares chineses.
Dois atos de guerra?
Mas é difícil dizer. E, claramente, o equilíbrio geopolítico está começando a mudar.
As economias europeias estão estagnados ou em declínio. A economia dos EUA continua a crescer, mas a um ritmo anêmico - e quase a despeito de ações governamentais e regulamentos que têm o efeito de moderar o crescimento. Além disso, o crescimento dos salários entre os trabalhadores norte-americanos certamente não está acompanhando o crescimento no mercado de ações.
Há também a preocupação de que a Coréia do Norte, China ou Rússia poderiam se mover para atacar energia, sistemas financeiros, comunicações e infra-estrutura de viagens da América - todos os quais são controlados eletronicamente.
Talk Dave Hodges observa que o que está vindo poderá ser simplesmente retaliação, considerando-se que os EUA e o Ocidente já se comprometeram que podem ser considerado dois atos de guerra contra a Rússia:
Em primeiro lugar, o Ocidente fez baixar o preço do petróleo, a tal ponto que os russos estão sendo obrigados a bater em ambas as suas reservas de ouro e petróleo para manter sua economia à tona. Além disso, não é um ataque direto sobre a Rublo pelo Ocidente como a liquidez financeira da Rússia foi encerrado em bancos ocidentais e todas as posições que investiram na Rublo estão sendo denunciado por Wall Street e outras empresas de investimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário