Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
quinta-feira, 4 de junho de 2015
Vaticano- Museus do Vaticano
VATICANO
É a menor nação independente do mundo. Localizado dentro da cidade de Roma, mas é um estado independente desde 1929 e com governo próprio, sendo seu governante o Papa.
É um lugar que merece a visita independente da religião ou crença.
O museu é de um valor inestimável, tão rico com suas obras e detalhes desde o chão ao teto. É impressionante você fica extasiado com tanta beleza.
A Basílica é muito linda, é sem dúvida a igreja mais bonita que já visitei.
MUSEUS DO VATICANO ( Musei Vaticani )
Sempre tive vontade de conhecer o museu do Louvre (depois visitei ele também), adoro museus. Mas esse do Vaticano é MAGNIFICO. Não só pelas milhares de obras, não só pela famosa Capela Sistina dentro dele, mas pela arte que está por todos os lugares, no teto, nas paredes, rodapés, no chão. Somos “atacados” por arte, pela beleza, pelo inimaginável.
Comentários das Fotos: Jardim da Pinha. Escada Helicoidal (1932). Museus Vaticano (visto da cúpula da Basílica)
Criado em 1506, abriga uma das maiores coleções de arte do mundo.
São vários museus em um só, no qual vários Papa’s foram adicionando objetos do mundo inteiro durante séculos. São obras renascentistas, greco-romanas, etruscas e egípcias. E onde se encontra a famosa Capela Sistina (1473) que ganhou esse nome em homenagem ao Papa Sisto IV, possui afrescos dos maiores artistas da Renascença incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Boticelli.
Comentários da Foto: Linda essa pintura na lateral de um teto, foi das que mais gostei.
Fui de metrô e desci na estação Ottaviano-San Pietro da linha A.
É bom chegar cedo, de preferência antes de abrir. Comprei os ingressos quando ainda estava no Japão pelo site do Vaticano para evitar filas. O que compensou bastante pois entrei 20 minutos antes do horário de abertura e não tive que ficar na fila ( tem entrada especial para quem compra pela net ).
Na entrada troca-se o voucher (ingresso impresso) pelo ticket. Lembrando que o Museu não está incluído no Roma Pass. Há detectores de metal na entrada e armário para guardar bolsa, mochila.
Começamos pela parte egípcia do museu. Era a que mais queria ver, amo tudo sobre Egito Antigo, e foi meu primeiro contato com peças egípcias.
Fragmento de relevo de um túmulo, final da Dinastia 18- 1325 aC
Fragmento de relevo pintado, Dinastia 4
Sarcófago da sacerdotisa de Amon-Ra Djed-Mut
Múmia de uma mulher, Dinastia 21 (1070-945 aC)
Comentários das Fotos: acho o máximo a escrita dos hieróglifos. Bem legal esse relevo colorido. Sárcofago de madeira. A múmia praticamente intacta.
Um pouco mais de peças egípcias
amuletos junto à múmia
vasos canopos de alabastro, Tebas Dinastia 20-25, 1300-650 a.C.
Rainha Tuya (mãe de Ramsés o Grande)
uchebiti ou shabti
Comentários das Fotos: Amuletos de proteção. Os vasos canopos usados para guardar os órgãos retirados no processo de mumificação. Rainha Tuya, eu li a Coleção Ramsés de Christian Jacq então adorei ver essa estátua. Os uchebti ou shabti significa “aquele que responde”, são pequenas estátuas projetadas para substituir, magicamente, o falecido nos trabalhos agrícolas na vida após a morte, geralmente eram usados 365 uchebti, 1 para cada dia do ano.
Obras da Mesopotâmia, Greco Romanas, Afrescos
Tabuletas cuneiformes da Mesopotamia
Sarcófago Greco Romano
Hércules em Bronze Dourado
Afrescos “3D”
Perseus com a cabeça da Medusa
Placa “enganadora”
São Pedro
Comentários das Fotos: Seria uma inspiração para Ipad’s, rs. Muitos detalhes que “saltam” nos sarcófagos greco romano. Hércules com suas “partes” cobertas pela igreja. Pinturas do teto parecem “3D” impressionante. Esculturas perfeitas. E a plaquinha chata que tem por todo o lugar anunciando a Capela que nunca chega.
Galeria dos Mapas
São 40 mapas monumentais pintados em afrescos nas paredes, que representam as regiões italianas e as propriedades papal no tempo do Papa Gregório XIII (1572-1585).
Comentários das Fotos: Uma das “salas” mais bonitas que vi no museu, o teto parece brilhar com tanto dourado. Dá até torcicolo de tanto olhar para os detalhes impressionantes do teto.
E finalmente a Capela Sistina
Destaque para Michelangelo que pintou o teto com uma das cenas mais famosas “A criação de Adão” e na parede do altar “O Juízo Final” ( também conhecido como “O Último Julgamento”). A Capela é também o local da Conclave Papal, cerimônia onde um novo Papa é eleito.
“A criação de Adão” “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. (Gn 1,27)
Comentários da Foto: PERFEITO, a foto não traduz a beleza desse teto, realmente o pintor é um gênio. LINDO DEMAIS!
Altar “Juízo Final”
Comentários da Foto: A riqueza de detalhes impressiona. E ficamos todos assim com o olhar para o teto maravilhados.
O Museu é enorme, é tanta arte em todas as paredes principalmente o teto, o pescoço até dói,rs. Fiquei mais ou menos 3 horas lá, sendo que só dentro da incrível Capela Sistina fiquei 40 minutos, é de tirar o fôlego são muitos detalhes. O Museu tem muitas obras e alas, nem consegui ver tudo. Lá dentro tem correio para mandar postais e várias lojas de souvenirs.
Pode-se filmar e tirar foto, só na Capela Sistina que é proibido.
O post ficou gigante mas é muita coisa interessante para mostrar. Se puder com certeza quero visitá-lo de novo. São imagens e sensações que vão ser difíceis esquecer. E ainda nesse mesmo dia fui visitar a Basílica, post: Vaticano- Basílica de São Pedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário