Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

ROMA: Piazza Navona-     


Mesmo sendo fim da tarde e cansados da viagem estávamos empolgados em descobrir Roma. Então só nos acomodamos no apartamento e rua.

O roteiro que fiz  pelo Google Maps foi ir de ônibus até a Piazza Navona e depois conhecendo o Pantheon e a Fontana di Trevi a pé pois são muito próximos um do outro. E foi ótimo, vimos o anoitecer e aos poucos esses pontos turísticos sendo iluminados. Tanto que achei a Fontana di Trevi mais bonita à noite do que de dia.

Para calcular rota de ônibus é só acessar: aqui.

PIAZZA NAVONA

Comentários das Fotos: Essa praça é bem animada e adorei ter escolhido ela para começar minha visita em Roma, tinha música italiana deixando uma atmosfera muito agradável e a realidade que estava na Itália.

Praça barroca em formato oval, tem a fama de mais bonita da cidade, na época da antiga Roma existia no seu local o Estádio de Domiciano (palco de lutas de animais e gladiadores). As estátuas das fontes são muito perfeitas. Tem 3 fontes: a Fontana Dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios de Bernini) ao centro, a Fontana Del Moro (Fonte do Mouro) ao sul, e a Fontana Del Nettuno (Fonte de Netuno), ao norte E tem a sede da Embaixada Brasileira no Palácio Pamphili e a Igreja Santa Inês em Agonia (de Francesco Borromini). Em volta da praça há muitas barracas que vendem souvenirs, doces, brinquedos, e também tem vários cafés, barzinhos, restaurantes. E no centro tem até aquelas estátuas vivas (pessoas que se vestem se e pintam de estátuas pra receber uns trocados).

4 fiumi piazza navona

Comentários da Foto: Fontana dei Quattro Fiumi (1651). Representam os 4 maiores rios do mundo conhecidos na época: Nilo na África, Danúbio na Europa, Ganges na Ásia e Prata nas Américas.

fontana dei 4 fiumi roma

Comentários da Foto: Obelisco em cima da Fontana dei Quattro Fiumi que data de 80dc, e atrás a Igreja Santa Inês em Agonia. A pomba em cima do obelisco e essa praça apareceram no filme Anjos e Demônios.

Fontana del Mouro piazza navona

Comentários da Foto: Fontana del Mouro (1576) e a Embaixada Brasileira ao fundo.

fontana del Netuno roma

Comentários da Foto: Fontana del Nettuno (1574), as estátuas são perfeitas.

PANTHEON (Panteão)

Seu nome deriva de pan (todo) e théos (deus), significa, literalmente, o templo dedicado a todos os deuses.

panteao roma
Pantheon

Na entrada tem a inscrição: M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIUM.FECIT (Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul).

É o único edifício construído na época do Império Romano que se encontra em estado perfeito de conservação, isso se deve ao fato de que em 609 ele foi consagrado pelo Papa Bonifácio IV em igreja cristã dedicada a Santa Maria e Todos os Santos (Mártires). E este é o seu “nome cristão” utilizado até hoje. Também conserva os túmulos de personalidades italianas ilustres, como os pintores Rafael e reis de Itália moderna.

Comentários das Fotos: Com sua linda arquitetura de mais de 2 mil anos intacta, ele é ainda mais bonito e impressionante por dentro. Quando entra pela enorme porta você fica maravilhado, é muito grandioso lá dentro.

No teto o óculo central é aberto e quando chove entra água
panteao roma orificios
A água que entra pelo óculo é drenada por um sistema eficaz com 22 furos como estes espalhados pelo chão

FONTANA DI TREVI

Projetada por Nicole Salvi é a maior fonte barroca de Roma, medindo 26 metros de altura por 20 metros de largura e provavelmente, a mais famosa do mundo. Já foi cenário de vários filmes, sendo a mais famosa no filme La Dolce Vita, dirigida pelo cineasta italiano Federico Fellini veja aqui.

Você já sabe que está chegando na fonte pelo barulhinho d’água. Simplesmente Linda! E tive sorte ou talvez de noite não fique tão cheia de gente, pois deu pra tirar fotos e se aproximar sossegado.

Fontana di Trevi (1735)
Fontana di Trevi (1735)

Comentários das Fotos: Gostamos tanto dessa fonte que voltamos de dia para apreciá-la mais e tomar um sorvete.

Diz a tradição que quem lançar uma moeda à Fontana di Trevi garante o seu regresso à Roma. Então, de costas para a fonte, segura-se a moeda com a mão direita e joga-se sobre o ombro esquerdo.

E claro joguei minha moedinha na fonte pois quero muito voltar à Cidade Eterna.

Um pequeno vídeo que fiz da fontana (quando retornei de dia): aqui

Jantamos em um restaurante perto da Piazza Venezia e encerramos nossos passeios por esse dia, e no caminho ao ponto de ônibus vimos um mini mercado chamado Despar na Corso Vittorio Emanuele II 42, fizemos umas comprinhas básicas, me impressionei com os preços de salame, presunto, são muito baratos.

Uau Que dia! Nesse dia já me apaixonei por Roma.

 

Roma- O Coliseu

DIA 3 – Visitamos: Coliseu – Fórum Romano – Fontana di Trevi – Piazza di Spagna- Piazza del Popollo – Piazza Della Republica – Igreja S.M.Della Vitória – Igreja S.M.Magiore

Esse dia foi bem corrido ( isogashii ), utilizamos bastante o metrô, era o último dia de passeios em Roma e ainda muitas atracões para visitar.

COLISEU ( Anfiteatro Flávio )

Comentários das Fotos: Dá para ter noção qual era a altura que ele atingia. A placa que ficava e ainda fica em uma das entradas.

“Enquanto o Coliseu se mantiver de pé, Roma permanecerá; quando o Coliseu ruir, Roma ruirá e quando Roma cair, o mundo cairá.” ( Beda Venerable, monge inglês e sua famosa profecia ).

coliseu roma-12

Comentários da Foto: Deste ângulo dá para ver toda a área  que o Coliseu ocupa e suas ruínas.

Começamos pelo Coliseu, tem uma fila separada para quem tem o Roma Pass. E o Coliseu-Fórum-Palatino contam como uma só atração (só um ingresso). Na frente do Coliseu tem pessoas fantasiadas como gladiadores e Imperador que posam para tirar fotos ( eles cobram pelo serviço ).

Comentários das Fotos: A expectativa da entrada, e seus corredores quase que intactos.

Dentro dele pode-se andar por alguns corredores e subir um andar onde tem exposição com alguns itens. E no meio é possível ver a parte subterrânea que era o local de onde surgiam os animais içados por elevadores, parecia mágica. E tem uma parte da arena reconstruída e algumas arquibancadas para se ter uma idéia como era antigamente.

Comentários das Fotos: Escada para ver o andar de cima e uma exposição com materiais da época. Tem acesso por elevador também. Cabeças de estátuas que decoravam o coliseu. Ilustração de como chegavam às arquibancadas. Algumas arquibancadas recriadas para se ter noção de como eram. E o que resta da parte subterrânea com seus corredores e mecanismos de elevadores.

UM POUCO DE HISTORIA

Um símbolo do poder e da riqueza que o Império Romano alcançou, foi construído para entreter o povo romano, sendo a maior arena do mundo antigo.

Era originalmente conhecido como “Anfiteatro Flávio”, começou a ser construído no ano 72. pelo Imperador Vespasiano e inaugurado pelo seu filho Tito no ano 80, em um  evento que durou 100 dias de jogos ( lutas ).

coliseu roma-19
foto panorâmica (clique para ver maior)

Com capacidade para aproximadamente 50 mil pessoas, sua entrada era gratuita, apenas os lugares que eram divididos de acordo com a posição social.

Foi usado para variados espetáculos com gladiadores, animais selvagens e também animais exóticos trazidos de todo o Império; execuções e eram encenadas representações de batalhas navais ( naumachia ).

As lutas entre os gladiadores não era só banho de sangue e mortes, grande parte dos combates terminavam em empate ou com a rendição de um dos oponentes. Os romanos gostavam de ver um bom combate, tinha técnica e até escola de gladiadores, igual os lutadores profissionais de hoje em dia. As lutas duraram aproximadamente 500 anos. Mais tarde foi usado como habitação, pedreira, fortaleza, oficina e templo cristão. E hoje é umas das maiores atrações de Roma e de toda a Itália.

Comentários das Fotos: Metade da arena coberta, na época o chão era de areia. A expectativa do quê sairia dali de dentro. Eram onde ficavam arquibancadas. Vista geral de cima. Vista da lateral com a cruz onde supostamente era o camarote do Imperador.

Apesar de estar em ruínas devido a terremotos e pilhagens (foram retirados os melhores materiais para construções de outros monumentos, praças e até o Vaticano), ele ainda impressiona pelo seu tamanho, sua arquitetura, por resistir ao tempo. Lá dentro você o imagina como ele era, com seus 4 andares e uma engenhosa cobertura de lona retrátil no telhado ( o “Velarium” ) para proteger os espectadores do sol e por fora todo branco com mármore travertino.

Pequeno Vídeo que fiz da minha visita: aqui

Coliseu-Fórum-Palatino ( ingresso válido por 2 dias, consecutivos )

Preços: adultos: 12 euros

reduzido: 7,50 euros ( europeus entre 18 e 24 anos )

entrada grátis: europeus menores de 18 anos e acima de 65 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário