Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

sábado, 6 de junho de 2015

A Grande Muralha da China

A Muralha da China, também denominada de Grande Muralha, corresponde a uma intrigante construção arquitetônica edificada na época da China Imperial com finalidade militar.

A construção da Muralha foi realizada no decorrer de dois milênios, abrangeu muitas dinastias, não é constituída somente por uma estrutura e sim composta por várias muralhas. No início de sua construção a utilização era fundamentalmente militar, hoje representa um dos principais símbolos da China e se consagra como um importante ponto turístico.

A construção da Muralha teve início no ano 220 A.C. e sua conclusão ocorreu somente no século XVI, na dinastia Ming. De acordo com historiadores, para conceber tal monumento foi necessário o uso da mão-de-obra de milhões de pessoas.

Os colonizadores europeus que chegaram ao continente asiático, mais precisamente na China, permaneceram perplexos ao contemplar o elevado grau de desenvolvimento tecnológico inserido nas civilizações da Índia e China, pois se tratava de uma época remota.

Apesar disso, os chineses já dominavam diversos assuntos como a matemática, astronomia, artes, cartografia e possuíam domínio pleno em técnicas de engenharias destinadas à construção de edificações tais como a muralha.

Um dos principais, senão o mais importante, exemplos de aplicação de conhecimentos de engenharia é a Muralha, imensa construção arquitetônica que possui aproximadamente 2.300 quilômetros de extensão, 7,5 metros de altura e 3,75 metros de largura, é considerada como uma das mais fantásticas obras construídas pelo homem, hoje é reconhecida com uma das sete maravilhas do mundo.

O objetivo militar da Muralha da China era de impedir a entrada de tribos nômades oriundas da Mongólia e da Manchúria, essa construção pretendia defender o norte do país contras tais invasores.










11 Coisas que deve saber acerca da "Grande Muralha China"

1 - Ela é visível da Lua?

"A Grande Muralha da China é a única obra humana que pode ser vista do espaço a olho nu." Tudo isso foi por água abaixo quando em 2004, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei, declarou que a Muralha da China não era visível naquelas condições.

A NASA anunciou que o que eles achavam que fosse a construção era, na verdade, o traçado de um rio entre as montanhas, tendo reconhecido publica e oficialmente que a Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos.

Aliás, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito ou até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.

2 - É uma única muralha?

Não. Esta enorme estrutura foi construída ao longo de 2.000 anos, por várias dinastias e é constituída por diversas muralhas interligadas. Um dos trechos mais populares entre os turistas chineses é Muralha de Badaling, próxima da cidade de Beijing, que está aberta ao público desde 1957.

3 - É um antigo cemitério?

Relatos históricos informam que, pelo menos um milhão de escravos e os prisioneiros de guerra foram usados para construir a Grande Muralha. Durante a obra, milhares de pessoas morreram devido à fome, frio e doenças. Os corpos eram então enterrados nas fundações da Muralha evitando assim perdas de tempo a criar cemitérios e a transportar os corpos. Durante séculos, a Muralha foi conhecida como o cemitério mais longo no mundo. Segundo os historiadores, nalgumas partes desta Muralha, cada metro linear, custava a vida de três trabalhadores.

4 - Qual é o seu comprimento?

Os chineses chamam-lhe a Muralha dos 10.000 li (1 li é aproximadamente 530 metros). Deste modo, podemos calcular que ela se estendia por aproximadamente 6.450 quilómetros. Ela atravessava campos, florestas, desertos e montanhas.

5 - A Muralha Cumpriu os seus objectivos?

Sim. Ela travou os ataques vindos de Norte até à altura em que o governo Chinês enfraqueceu devido a guerras internas. Aí a Mongólia e Manchúria, aproveitaram o vazio governamental Chinês e conseguiram atravessar a Grande Muralha.

6 - Esta estrutura é apenas uma Muralha?

Não. Ao longo da Muralha, a cada 300-500 metros foram construídas plataformas e torres de vigia que tinham diversas finalidades. Eram postos de observação, postos de batalha, depósitos de armas e pontos sinalização. Ao todo estima-se que tenham sido construídas mais de 10.000 torres.

7 - Uma grande estrada

Nos seus tempos áureos, a Grande Muralha foi também usada como estrada, por ali transitavam materiais, equipamentos, mercadorias e passageiros. Era um meio para pessoas e bens chegarem ao seu destino em segurança.

8 - Que tipo de materiais foram usados na sua construção?

No inicio da sua construção foram usados essencialmente a terra, pedra, e madeira. A terra era compactada e reforçada com esteiras de fibras entrançadas. Perto de Beijing a Grande Muralha foi construída com blocos de calcário. Noutros locais foram usados, granito e tijolos cozidos. Nalgumas secções ocidentais foram usados basicamente a lama e barro, tornando esses trechos mais susceptíveis ao desgaste, erosão e destruição ao longo do tempo. A parte Muralha que está melhor conservada, e que pode ser vista até hoje foi construída durante a dinastia Ming. Aqui foram usados materiais mais resistentes e, os lados e topo da Muralha foram revestidos a pedra.

9 - O que resta dela?

No início de 2004, num relatório oficial, verificou-se que, só um terço dos 6.450 quilómetros originais existiam enquanto muralha. Tudo o resto são ruínas e, a cada ano que passa, o seu comprimento fica menor. É notória e preocupante falta de conservação deste monumento. Em 1950 o líder de chinês Mao Zedong incitou a população a "permitir que o passado servisse o presente", e, os agricultores foram aconselhados a demolir partes da Muralha para usar os tijolos e pedras na construção das suas casas, chiqueiros e muros.

10 - A lenda de Meng Jiangnu

Segundo a lenda, Meng teria feito um casaco para proteger o seu marido do frio do Norte, enquanto aquele trabalhava na construção da Grande Muralha. Algum tempo mais tarde ela descobriu que ele tinha morrido e que fora enterrado debaixo dela. Triste e amargurada, Meng chorou tanto que os céus se condoeram e abateram a parte da muralha onde o corpo do seu marido estava, para que ela pudesse dar-lhe um enterro decente. Ela reconheceu-o pelo casaco e levou-o para a aldeia, onde realizou então a cerimónia fúnebre. Logo após o enterro, Meng suicidou-se e assim ficou para sempre junto ao seu amado. Foi erguido um templo em Shanghaiguan, em honra de Meng Jiangnu. Ao que parece a lenda surgiu durante a dinastia Tang.

11 - Alguém já saltou sobre ela?

Em 2005, Danny Way, californiano, voou por cima da Grande Muralha num skate, tornando-se a primeira pessoa a cruzá-la sem auxílio de um motor. Ele repetiu o salto cinco vezes que foi assistido por vários individualidades e funcionários chineses. Dois anos antes, Wang Jiaxiong da província Shaanxi, no noroeste da China, morreu ao tentar cruzar a muralha de bicicleta, servindo-se de uma rampa.



 [Série de Documentários] "Impérios de Pedra"


"A Grande Muralha da China" (1/5)



"A Grande Muralha da China" (2/5)



"A Grande Muralha da China" (3/5)



"A Grande Muralha da China" (4/5)



"A Grande Muralha da China" (5/5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário