Todos os caminhos levam à ROMA
Via Ápia – Foto Wikipedia
Mitológica, histórica, romântica, bela, essa é a Cidade Eterna.
Desde 1870 capital da Itália. Centro mundial do cristianismo (em seu território o estado do Vaticano), possui um incomparável patrimônio arqueológico e artístico, em seus monumentos, ruínas, fontes, praças, igrejas, museus.
Sua história tem início no famoso mito romano, da loba que amamenta os gêmeos Rômulo (fundador de Roma 753 a.C.) e Remo ambos filhos do deus Marte com a mortal Reia Silva.
“Durante séculos, a história da Itália foi a história de Roma, da República ao Império, e dos primeiros tempos do Cristianismo. Romanos não eram apenas os habitantes de Roma, mas os de toda a Itália integrada ao Império, com uma população de uns seis milhões de habitantes considerados cidadãos, mais uns dois milhões de escravos.” (fonte guia ITÁLIA, da série GTB)
Loba (estátua do séc. V a.C.) amamentando Rómulo e Remo (acrescentados no séc. XV) – Museu Capitolino
Capital da Itália
Moeda: Euro
idioma: italiano
DDI: 39
Fuso horário: 8 a menos em relação à Tokyo, e 4 horas a mais em relação a Brasília.
Vistos: Brasileiros não precisam de visto para uma permanência de até 90 dias.
A incrição SPQR se encontra por toda a parte em Roma, significa em Latim: Senatus Populusque Romanus. A tradução é “O Senado e o Povo Romano”. A frase era inscrita nos estandartes das legiões romanas e era o nome oficial do Império Romano e utilizado na sua expansão para designar as terras como sendo do Senado e do Povo Romano. Existe uma segunda versão (“versão Asterix”, não oficial) : Sono Pazzi Questi Romani (São loucos, estes romanos).
Foram 3 dias em Roma. Entre chegada e saída da cidade, foram 1 dia no Vaticano, restou 1 dia e meio de passeios por Roma, muito pouco é muita história num só lugar, acho que no mínimo 5 dias completos era o ideal. Me apaixonei por essa cidade histórica e cheia de arte.
OUTROS POST EM ROMA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário