Rio Jordão 11/04/2015
Através do cultivado vale de Jizrael, vizinho do Monte Tabor, onde a par dos cereais, as amendoeiras, a vinha e demais árvores de fruta são aqui a nota dominante, vamos na direcção do Mar da Galileia visitar o local que no entender dos israelitas Jesus foi baptizado no rio Jordão.
Para Israel tal como o vale de Jizrael, também o vale do Rio Jordão constitui uma das suas regiões agrícolas mais férteis. O Rio Jordão corre por uma longa depressão geográfica que se estende por Israel, Jordânia e Cisjordânia chegando ao sopé do Monte Golan.
Nessa longa depressão encontram-se o rio Jordão, o vale de Hula, o Lago de Tiberíades e o Mar Morto. Aqui vê-se o Lago ou Mar de Tiberíades, com o Rio Jordão a jusante e vizinho desse mar onde se despeja para depois reiniciar a marcha com destino ao Mar Morto.
Às 08h50 já estávamos a dar entrada na porta de acesso o local que para Israel é tido como sendo onde Jesus foi baptizado por São João Baptista. Por isso é que desde 12 de Julho de 2011 esse local, situado na margem ocidental do Jordão, na Cisjordania ocupada, foi equipado com modernas instalações pelo governo israelita.
Foi esta a primeira imagem que recolhi do Jordão, um dos rios mais famosos do mundo, não pelo seu tamanho, mas sim pela sua história.
Muito poluído, no entanto não deixa de estar povoado por certas espécies mais resistentes à degradação ambiental, como é o caso do peixe-gato, ou dos castores, que por tão habituados com as visitas sobem ao encontro das pessoas à espera que lhe dêem algum petisco.
Neste placar consta a identificação do local: Yardenit.
Como em Cana, com o Matrimonio; também no Rio Jordão, com o Baptismo, é tradição fazer-se a renovação desse Sacramento. Uns por imersão no rio, como ao fundo se vê um grupo trajando de branco; outros apenas derramando uma pequena quantidade de água sobre a cabeça, caso do outro grupo paralelo; ou no caso do nosso, aqui de boné avermelhado, que constou de ouvir da boca do nosso assistente espiritual a repetição da formula cristã desse Sacramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário