Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

sábado, 11 de abril de 2015

11/04/2015        Mar da Galileia

            Viajar ao longo destas sedutoras e místicas paragens que a mão do povo judeu cuida com todo o desvelo, constitui além do regalo de ver as coisas bem feitas, uma verdadeira lição pedagogica dada a forma como aquele povo se serve da tecnologia para produzir riqueza e bem estar social.
 
          Peritos na rega gota-a-gota, por esse sistema Israel tem a quase totalidade do seu espaço geográfico regado dessa maneira. São muitas  toneladas de mangueira empregues no sistema e que distendidas, como aqui neste canteiro, por todo o país, levam à terra o nectar necessário para ela produzir.

          A distância entre Yardenit e Tiberiades é curta, cerca de 10 a 15 minutos por boa estrada está o trajecto feito. Aqui para imitar Jesus neste Mar da Galileia há que parar e fazer uma viagem pelo lago. Assim se fez.
 
          Para o efeito, diversas embarcações tradicionais da região aguardam, perto do cais de embarque, pela vez de poderem levar em digressão algum dos miuitos peregrinos que diariamente visitam a Terra Santa.
          Não fugindo à regra, também o nosso grupo conheceu essa agradável sensação de viajar dentro de um barco que dizem é uma replica autentica dos do tempo de Jesus. Só isso basta para se ficar feliz e dar graças. " ....Andando ao longo do mar da Galileia...lançaram a rede ao mar, porque eram pescadores" (Mt 4: 18)
 
           Já no barco, recorde-se que antes de iniciar o passeio, a Holyland Sailing.Lda., proprietária da embarcação, sabendo-nos peregrinos portugueses, teve a gentilesa de nos honrar com a exibição da nossa  Bandeira e entoar do Hino Nacional por um experimentado grupo musical contratado. Estes são momentos em que fora de Portugal, nos sentimos mais portugueses. E é também como disse: com este povo estamos sempre a colher ensinamentos. 

          Tiberiades, cidade fundada por Herodes Agripa, hoje nada tem a ver com a cidade do tempo de Jesus, mas é o principal povoamento das margens do Lago ou  Mar da Galileia. 

          No barco os nossos pacientes e atenciosos guias turisticos: o judeu, Sr. Yaacov Kreiman; e a portuguesa, Rosário.
Vídeo que dá uma melhor perspectiva do lago e da cidade de Tiberiades
 
          Já dentro do autocarro para arrancar com destino ao restaurante, até porque os ares de Mar da Galileia abriram o apetite à lusitana camaradagem  

          E passados 10 minutos estavamos nós já em terra de Cafarnaum
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário