Escavações arqueológicas em Tel Hazor, no norte de mar de Galilee , acabaram de revelar um achado inesperado.
No entanto, não é a primeira descoberta na região da terra bíblica de Israel.
Durante escavações (1955-1958), o arqueólogo israelense Yigael Yadin (1917 - 1984) descobriu o complexo de seis porta da câmara datado do tempo dos projetos de construção de Salomão. Yadin relacionado esse padrão de estruturas para o texto do Antigo Testamento que menciona especificamente Hazor, Megido e Gezer como centros administrativos (ou cidades dos carros), construído e / ou reconstruído por Salomão.
Escavações arqueológicas em Tel Hazor, no norte de Israel, acabou descoberto uma esfinge pertencente a um dos construtores das pirâmides antigas. Crédito da foto: FLASH90
" E esta é a razão da imposição que o rei Salomão fez, para construir a casa do Senhor (YHWH), e de sua própria casa, e Milo, eo muro de Jerusalém, como também Hazor, e Megido, e Gezer. " lemos em 1 Reis 09:15.
Um voluntário escavação australiano exibe parte da esfinge singular de um antigo rei egípcio com uma inscrição hieroglífica namoro cerca de terceiro século aC, encontrados durante as escavações no local israelense norte do antigo Tel Hazor. (AFP)
Agora, uma parte de uma estátua de esfinge única - apenas as patas e alguns dos braços da criatura mítica - inscrito com o nome do rei Mycerinus que governou o Egito mais de 4.000 anos atrás, foi descoberta por arqueólogos da Universidade hebreus liderados pelo professor Amnon Ben- Tor e Dr. Sharon Zuckerman.
"Uma vez na vida você encontrar algo parecido com isso", diz Amnon Ben-Tor, o diretor da escavação e professor na Universidade Hebraica, que patrocina a escavação arqueológica.
"Isso é de extrema importância a partir de muitos pontos de vista, uma vez que é a única esfinge deste rei conhecido no mundo -. Mesmo no Egito É também a única peça monumental de escultura egípcia encontrado em qualquer lugar do Levante", disse ele , referindo-se à região que abrange o leste do Mar Mediterrâneo.
Crédito da foto: 2010 - Lee Sandstead - www.sandstead.com
King foi Mycerinus responsável pela construção de uma das grandes pirâmides em Giza.
É uma evidência clara da famosa regra egípcio em Tel Hazor - lar de uma das cidades mais importantes nos tempos antigos, devido à sua designação como uma importante rota de comércio no Oriente Médio.
Tel Hazor também é rica em história bíblica, como a terra foi conquistada pela primeira vez pelo Josué e mais tarde se tornou a principal cidade do Rei Salomão.
A Esfinge foi descoberto na camada de Tel Hazor, que foi destruída durante o século 13 aC, na entrada para o palácio da cidade.
A inscrição hieroglífica encontrada entre os dedos dos pés inclui o descritor " Amado pela manifestação divina ... que lhe deu a vida eterna. "Ben-Tor e Dr. Zuckerman acreditam que isso indica a probabilidade de que a Esfinge se originou na antiga cidade de Heliópolis, não muito longe do Cairo moderno.
A esfinge foi deliberadamente quebrado. Pesquisadores descobriram anteriormente cerca de 10 outras estátuas egípcias na mesma área. A maioria das estátuas tiveram suas cabeças e mãos cortadas. "Isso é o que aconteceu com este aqui. Ele perdeu suas mãos", disse Ben-Tor. A esfinge completa é estimada para ter sido um metro de altura, pesando meia tonelada.
A equipa vai continuar a procurar o resto de seu corpo no sítio arqueológico que cobre 200 hectares - mesmo que leve 600 anos, o período de tempo Ben-Tor espera para o local a ser totalmente escavado.
Este fragmento de uma estátua de esfinge foi encontrado pela Universidade Hebraica de Jerusalém, os arqueólogos nas escavações em Tel Hazor, Israel, ao norte do Mar da Galiléia. A inscrição hieroglífica amarra a Esfinge de um rei egípcio que era um construtor das pirâmides de Gizé, cerca de 2500 aC. A estátua é única, como o único lugar que leva o nome deste faraó. Crédito: Foto cedida por hebreus arqueólogos da Universidade, o professor Amnon Ben-Tor e Dr. Sharon Zuckerman.
De acordo com os arqueólogos, é altamente improvável que a Esfinge foi trazido para Hazor durante o tempo de Miquerinos, uma vez que não há nenhum registro de qualquer relação entre o Egito e Israel, no terceiro milênio aC.
Pe pedras encontradas em Hazor. Créditos: ChristianAnswers
Vista aérea do sudeste de ruínas escavadas da cidade alta de Hazor. Créditos: ChristianAnswers Associate
O mais provável, a estátua foi levada para Israel no segundo milênio aC, durante a dinastia dos reis conhecidos como os hicsos, que se originou na terra de Canaã.
Ele também poderia ter chegado durante a 15 a 13 séculos aC, quando Canaã estava sob domínio egípcio, como um presente de um rei egípcio para o rei de Hazor, que era a cidade mais importante do sul do Levante na época.
A "Casa das Colunas" no Hatzor na alta Galiléia, Israel.
Hazor é o maior site de bíblico-época em Israel. No segundo milênio aC, Hazor é estimada para ter sido de cerca de 20 mil, tornando-se o maior e mais importante cidade de toda a região. Seu tamanho e localização estratégica na rota que ligava o Egito ea Babilônia tornou " a cabeça de todos estes reinos "de acordo com o livro bíblico de Josué (Josué 11:10).
Compartimentado portão, desde os dias de Salomão.
A conquista de Hazor pelos israelitas abriu o caminho para a conquista e colonização dos israelitas em Canaã.A cidade foi reconstruída e fortificada pelo Rei Salomão e prosperou nos dias de Acabe e Jeroboão II, até a sua destruição final pelos assírios em 732 aC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário