A Roma judia (Cesareia)
Cerca de meia hora após deixarmos Telavive – Yafo, demos entrada no átrio das ruínas de Cesareia, eram 09h20; cidade judia que foi sede do governador romano e na qual São Paulo esteve preso antes de partir para Roma afim de ser ouvido pelo Imperador.
No ano 40 AC, o senado romano proclamou Herodes rei da Judeia que desse modo se torna mais um fiel amigo do Imperio Romano. Para agradar a Roma mandou construir grandes palácios fortificados, templos, anfiteatros e aquedutos, mas o seu projecto mais arrojado constou da fundação de uma nova cidade com um porto ao qual deu o nome de Cesareia, em honra dos seus mentores. Dotou-a com um templo dedicado a César Augusto, um anfiteatro, um teatro, um hipódromo e banhos, tudo revestido de mármore branco importado.
Para abastecer a cidade com água mandou construir um aqueduto de 8km. Azar foi na escolha do local, pois que carecia de uma baia natural que não tinha, mas entretanto ele remediou o mal mandado fazer uma artificial que por construída sobre uma falha instável da margem do Mediterrâneo foi de pouca dura. Assim tudo quanto hoje resta dessa gigantesca obra de engenharia encontra-se submerso e enterrado na areia.
Maquete de Cesaria à entrada do átrio, onde os visitantes são informados à volta do que mais lhe interessa ver.
Entrada na parte nobre de Cesareia (ruínas)
Teatro romano que ainda hoje ali se fazem concertos para 5.000 espectadores
O que foi a baia de Cesareia
Anfiteatro
Hipódromo
Terá sido neste local que São Paulo foi ouvido pelo governador Pórcio Festo, e mandado para Roma. Lê-se nos Actos dos Apóstolos (25: 11-12) :" Se de facto sou culpado, ou fiz alguma coisa que mereça a pena de morte, estou pronto para morrer. Mas, se o que dizem contra mim não é verdade, ninguém me pode entregar aos judeus. Portanto, apelo para o Imperador. Então Festo, depois de conversar com os seus conselheiros, disse: "Apelaste para o Imperador, irás ao Imperador!"
Piscina talhada na pedra vulcânica do mar mediterrânico
Construções apalaçadas a mostrarem a opulência da Roma judia.
Entrada e saída no átrio de Cesareia
Já fora da cerca, e a caminho de Haifa fez-se um desvio para admirar um aqueduto com mais de 2.000 anos, mandado fazer por Herodes para abastecer de água a cidade de Cesareia
Nenhum comentário:
Postar um comentário